sábado, 2 de abril de 2011

E você, sabe o que é autismo?

Postado por Ana Sousa às 16:21 0 comentários

Hoje passando pelo centro da cidade, me deparei com uma mobilização referente ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Uma equipe distribuindo panfletos, esclarecia para as pessoas o que de fato é autismo, disseminando informações, falando da importância do diagnóstico e intervenção precoce, o grupo chamava a atenção de todos que passavam pelo local.

Achei muito interessante a mobilização que visa mostrar que há pessoas um pouco diferente das outras, mas que, na sua essência, são tão humanas quanto todos.

E pra você que não sabe o que é Autismo, aí vai uma breve explicação:

Autismo é uma complexa desordem neurobiólogica que tipicamente dura a vida inteira. É uma patologia diferente do retardo mental ou da lesão cerebral, embora algumas crianças com autismo também tenham essas doenças. Acontece em todas as raças, etnias e grupos sociais e é quatro vezes mais comum em meninos do que meninas. Embora não se conheça ao certo as origens, sabe-se que a predisposição genética aliada a fatores ambientais, é gatilho para o aparecimento dos sintomas, que podem variar dos muito leves aos muitos severos com comprometimentos na socialização, comunicação e imaginação.

Durante quase todo o dia a tag #autismo permanceu nos trends topics Brasil do Twitter, li alguns comentários, e vi o quanto existem pessoas que não tem ideia do que se trata. Portanto, mais informação e menos preconceito. Autismo não é contagioso, ignorância é.

ps: Lendo um pouco sobre esse tema, achei o blog de uma mãe que tem o filho com autismo, li alguns textos que fizeram pensar mais no amor da vida. Fica a dica: http://maisqueumsegundofeliz.blogspot.com/


Smacks e até a próxima.

Ps2: prometo postar mais vezes aqui : )

 

✩ ‏ Template by Ipietoon Blogger Template | Gadget Review