segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

O primeiro factual

Postado por Ana Sousa às 00:04 0 comentários
Terça-feira, 27 de dezembro de 2011. Tranquilidade, e neste dia algo diferente aconteceria na minha trajetória jornalística. Vivi por seis meses, a correria de um factual quando se está na redação na função de produtora de telejornalismo, na qual você tem que parar tudo que está fazendo, ligar para o repórter e mandar ele imediatamente para o lugar da ocorrência. Checagem de dados, confirmações, ligações, esse gás da redação sempre me instigou. 

Até que, em uma terça feira, ao sair da redação apenas para pegar uma sonora para complementaçao de uma matéria, me passa pela cabeça no caminho de volta.. " E se acontecesse um factual agora?" . Alguns minutos depois,  o telefone toca,  outra produtora me falando de uma ocorrência (factual) no centro de Campina Grande, e então mudamos a rota do caminho. Se tratava de um assalto a uma agência bancária nas dependências de um dos prédios da prefeitura da cidade. 

No trajeto, penso o que  perguntar, como proceder diante do meu primeiro factual fora da redação e como repórter. Uma troca de tarefas, já que a informação era apenas que tinha acontecido o assalto. No local,  o trânsito ferve, é fim de ano e encontrar um local pra estacionar é uma missão impossível. Em frente a prefeitura estão outras equipes de reportagem, carro de polícia, e carro forte que chegou pra abastecer os caixas eletrônicos logo após o assalto. Percebo que as outras equipes já tinham gravado e os policias já estavam de saída. 

Três pensamentos por segundo, tem que ser ágil, apurar a informação e gravar. "Não tem onde estacionar, vamos descer aqui " - digo para o auxiliar técnico da equipe. Saimos eu e o cinegrafista correndo em busca de todas as informações possiveis, chamei o policial que já estava no carro saindo, obtive as informações e gravamos com ele. Uffa, essa foi por pouco. 

Conseguimos. A sensação de estar alí, na correria e agilidade para trazer o facto do dia para o jornal foi uma sensação maravilhosa. Sentir a emoção de presenciar um factual fora da redação e levar a informação para o público como jornalista, me fez sentir uma enorme realização profissional. "Jornalismo é minha vida, fiz a escolha certa" - essa frase gritou dentro de mim (com certeza absoluta). E aqui eu deixo o registro dessa emoção. [Rá, e que emoção]

Não há nada melhor nessa vida do que fazer o que você gosta. É assim, acredito eu, que são formados os grandes profissionais. Por isso, aqui fica meu conselho, faça sempre algo que te deixe feliz!

ps: a história foi postada um pouco tarde aqui, mas eu precisava contar pra vocês! Afinal, o primeiro factual a gente nunca esquece!

 

✩ ‏ Template by Ipietoon Blogger Template | Gadget Review